PARCERIA COM PESQUISADORA AJUDA DEPARTAMENTO DE POLÍCIA A GANHAR PREMIO

Crime, The Law And Your Safety nos informa que houve uma parceria muito criativa e produtiva entre uma doutoranda da Universidade de Cambridge e o Departamento de Polícia de Daytona Beach. A pesquisadora Bryanna Hahn Fox analisou uma amostra aleatória de 400 casos de roubo ou furto (burglaries) de residências, de negócios e de estabelecimento comerciais. Essa amostra foi tirada da lista de casos resolvidos pela polícia que ocorreram entre 2008 e 2009 no Condado de Volusia.  A parceria, da qual participaram detetives e outros policiais, inclusive alguns que trabalharam os casos, levaram à construção de quatro perfis dos criminosos que se especializavam em “burglaries”:  organizados, desorganizados, oportunistas e interpessoais. Os criminosos de cada um desses tipos se diferenciavam dos demais: sua história criminal era bem diferente e suas características pessoais também –  e cometiam crimes peculiares ao “seu” tipo. Os policiais foram treinados a reconhecer os tipos, o que os levou a melhor identificar os autores desses crimes, multiplicando as prisões por quatro.

Essa parceria levou o Deparatamento de Polícia a receber o prestigioso prêmio Excellence in Law Enforcement Research Award.

A pesquisadora se especializou em Psicologia Criminal e é professora assistente na University of South Florida em Tampa.

 

GLÁUCIO SOARES                 IESP-UERJ

Deixe um comentário